Perfil da Cidade de Joinville

Infra-Estrutura, Potencial Econômico, Qualidade de Vida e Cultura.

Localizada na região Sul do Brasil, com uma população de 496 mil habitantes, Joinville é o mais importante pólo econômico do estado de Santa Catarina.

A  cidade  foi  colonizada  por  imigrantes  europeus,  que trouxeram  valores  culturais  e  costumes  responsáveis  por fortes marcas na arquitetura, arte, culinária e estilo de vida. Joinville sempre se destacou, desde o acelerado processo de urbanização no início do século 20, pelo senso empreendedor dos pioneiros, tornando-se, a partir dos anos de 50, a principal cidade  industrial de Santa Catarina.

O  desenvolvimento  econômico  de Joinville foi  favorecido  por  sua privilegiada  localização  na  região  Norte  de  Santa  Catarina, próxima do litoral, da serra do Mar e de importantes rodovias que a  interligam  com outras  cidades e estados brasileiros.

Além do aspecto econômico, duas características chamam a atenção dos visitantes e dos que aqui decidem  trabalhar e viver:  a  harmoniosa  convivência  entre  o  moderno  e  o  tradicional  e  o  elevado  índice  de  preservação  dos  recursos naturais,  especialmente  os  mananciais  de  água  e  a  Mata Atlântica. Atualmente a cidade de Joinville tem uma taxa de 287 metros quadrados de área verde por habitante – uma das mais altas em  cidades da  região Sul do Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville.

Saiba mais sobre Joinville: Educação, Cultura, Economia, Infra-Estrutura e Transportes.